quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Nova jazida de petróleo americana com pontencial igual ao de todas as reservas mundiais de petróleo conhecidas

Segundo recente relatório do U.S. Government Accountability Office – GAO, o potencial de petróleo aproveitável na jazida de Green River Formation, nos estados de Utah e Colorado, nos Estados Unidos, seria “igual ao de todas as reservas mundiais de petróleo conhecidas”, informou a ABCNews.

Esse volume explorável seria só a metade do existente na jazida, mas equivale às “reservas comprovadas de petróleo do mundo inteiro”. O total seria, portanto, o dobro das reservas confirmadas da OPEP.

O GAO e a indústria privada estimam que o petróleo aproveitável na jazida atingiria três trilhões de barris.

“Nos últimos 100 anos, toda a humanidade consumiu 1 trilhão de barris de petróleo. E nós temos aqui várias vezes isso”, disse Roger Day, vice-presidente para as operações da American Shale Oil (AMSO).


(créditos: http://ecologia-clima-aquecimento.blogspot.com.br)

http://abcnews.go.com/Business/american-oil-find-holds-oil-opec/story?id=17536852#.UKWMMYbDt8H 

 Veja também: Astrônomos encontram reserva de petróleo no espaço

http://nr29.blogspot.com.br/2013/01/astronomos-encontram-reserva-de.html

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

"Aquecimento global" parou há 16 anos

"A Professora Judith A. Curry, chefe do Departamento de Ciências Climáticas do prestigioso Georgia Institute of Technology dos EUA (Georgia Tech), declarou ao jornal britânico "The Daily Mail" que o fato deixava claro que os modelos computacionais montados para predizer o futuro do clima estavam "profundamente errados"."

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

SPRINKLERS - Chuveiros Automáticos


COSCIP- PE : Codigo de Segurança Contra Incêndio e Pânico para o Estado de Pernambuco


Art. 107.

O sistema de proteção por chuveiros automáticos - sprinklers, é o conjunto formado por canalizações, válvulas, reservatório d’água, chaves de fluxo, bicos dos chuveiros, e,quando for o caso, sistema de bombas, destinado à proteção contra incêndio e pânico.

Parágrafo único

O sistema de proteção por chuveiros automáticos,quando exigido nas edificações previstas no artigo 7º deste Código, tem por finalidade:

I -proteger áreas de maior risco;
II -evitar a propagação dos incêndios;
III -garantir um caminhamento seguro às rotas de fuga.

Art. 108.

O sistema de proteção por chuveiros será considerado como Sistema Fixo Automático, e deverá obedecer, quanto às exigências e instalação, as disposições desta Seção.

Art. 109.

O sistema deverá estar permanentemente pressurizado, de forma a possibilitar, em caso de um princípio de incêndio, o acionamento automático dos chuveiros

Art. 114.

A reserva mínima para o sistema de chuveiros automáticos será de 50%(cinqüenta por cento) daquela destinada ao sistema de hidrantes ou de carretéis com mangotinho

Art. 132.
Será exigida a instalação do sistema de chuveiros automáticos nas edificações classificadas no artigo 7º deste Código, salvo aquelas previstas no inciso I
 do citado artigo,em conformidade com os critérios adiante estabelecidos.



terça-feira, 13 de novembro de 2012

O que realmente querem os índios



"...Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha a pedido da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) pôs fim a essa lacuna. É o mais completo levantamento das opiniões dos índios brasileiros já realizado. Durante 55 dias, os pesquisadores visitaram 32 aldeias em todas as regiões do país e entrevistaram 1222 índios de vinte etnias. Trata-se de uma amostra robusta, maior, proporcionalmente, do que a que costuma ser usada nas sondagens eleitorais.

As respostas revelam que os índios têm aspirações semelhantes às da nova classe média nacional, ou seja, querem progredir socialmente por meio do trabalho e dos estudos. Eles sonham com os mesmos bens de consumo e confortos da vida moderna, sem deixar de valorizar sua cultura. Muito do que é apresentado pelos intermediários da causa indígena como prioridade nem sequer aparece na lista das preocupações cotidianas dos entrevistados..." 

Veja mais: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-que-realmente-querem-os-indios-e-o-que-alguns-antropologos-querem-que-eles-queiram/

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Mapa de Risco

O mapa de risco é elaborado, basicamente, identificando os riscos e classificando-os quanto ao seu grau de acordo com os limites de tolerância.


Físico: Ruído, vibrações, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, frio, calor, pressões anormais, umidade.

Químico: Poeiras, fumos, névoas, neblina, gases, vapores, substâncias compostas, ou produtos químicos em geral.

Biológicos: Vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas, bacilos. 

Ergonômicos: Esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, exigência de postura inadequada, controle rígido de produtividade, imposição de ritmos excessivos, trabalho em turno e noturno, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia e repetitividade, outras situações causadoras do Stress físico e/ou psíquico. 

Acidentes: Arranjo físico inadequado, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas ou defeituosas, iluminação inadequada, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, animais peçonhentos, outras situações de risco que poderão contribuir para a ocorrência de acidentes.