segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Recente hiato do aquecimento global ligado ao resfriamento da superfície do Pacífico equatorial

Yu Kosaka e Shiang-Ping Xie, do Instituto Scripps, da Califórnia, na "Nature" fala sobre o resfriamento do pacífico, que segundo eles explicaria porque as temperaturas pararam de subir há 15 anos.

[tradução google] 


Apesar do contínuo aumento das concentrações atmosféricas de gases de efeito estufa, a temperatura global anual-média não aumentou no século XXI, 1, 2, desafiando a visão predominante de que força antropogênica causas aquecimento climático. 

Foram propostos vários mecanismos para este hiato no aquecimento global 3, 4, 5, 6, mas a sua importância relativa não foi quantificado, dificultando as estimativas de observação de sensibilidade climática. Aqui nós mostramos que representando recente resfriamento do Pacífico equatorial oriental simulações climáticas reconcilia e observações. 

Nós apresentamos um novo método de descobrir mecanismos para mudança de temperatura global, ao prescrever, além de forçamento radiativo, a história observado da temperatura da superfície do mar sobre o centro para o leste tropical do Pacífico em um modelo climático. 

Embora a temperatura da superfície da prescrição está limitado a apenas 8,2% da superfície global, o nosso modelo reproduz a temperatura global média anual-notavelmente bem com o coeficiente de correlação r = 0,97 para 1970-2012 (que inclui o hiato de corrente e de um período de aquecimento global acelerado ).

 Além disso, nossa simulação captura principais características sazonais e regionais do hiato, incluindo a intensificação da circulação de Walker, o resfriamento de inverno no noroeste da América do Norte e da seca prolongada no sul dos EUA. Nossos resultados mostram que o hiato atual é parte da variabilidade natural do clima, ligada especificamente a um La-Niña como da década de refrigeração. Embora os eventos hiato decadais semelhantes podem ocorrer no futuro, a tendência de aquecimento multi-decadal é muito provável que continue com o aumento do gás de efeito estufa.